terça-feira, 22 de novembro de 2011

Os neutrinos


   Os neutrinos atualmente está sendo muito estudado por uma descoberta um pouco duvidosa, como pode uma particula ser mais rápida que a luz, mas antes de entrarmos neste assunro vamos primeiramente saber o que são os neutrinos:
  Os neutrinos são particulas subatômicas sem carga elétrica e que interage com outras partículas apenas por meio da interação gravitacional. Os neutrinos contêm extremas caracteristicas e estas são:
  • É extremamente leve;
  • É a segunda particula a ser mais abundante;
  • Interage com a matéria de forma extremamente débil;
O neutrino é dividido em três classes:
  • Neutrino do elétron

  • Neutrino do múon

  • Neutrino do tau
Neutrino do elétron

  Este neutrino foi o primeiro a ser descoberto. Ele, em conjunto com o elétron, formam a primeira geração de léptons, por isto foi chamado de neutrino do elétron. O neutrino do elétron apenas foi descoberto em 1956 por um time de cientistas liderados por Clyde Cowan e Frederick Reines.


Neutrino do múon


  É o segundo de um grupo de três neutrinos. Ele forma a segunda geração física de léptons.  Foi inicialmente teorizado na década de 1940 por diversos físicos e foi descoberto em 1962 por Leon Lederman, Melvin Schwartz e Jack Steinberger. A descoberta foi premiada com o Prêmio Nobel de Física de 1988.

Neutrino do tau


  É o último de um grupo de três neutrinos. Ele forma a terceira geração física de léptons. Sua existência foi teorizada imediatamente após a detecção da partícula tau numa série de experimentos entre os anos de 1974 e 1977 por Martin Lewis Perl no Centro de Aceleração Linear de Stanford.


Novos testes provam que os neutrinos são mais rápidos do que a luz

   Agora sim, vamos falar um pouco da experiencia que começou em Genebra e terminou na Itália:
Acelerador de particulas do CERN
  A experiência, foi realizada entre as instalações da Organização Europeia para a Investigação Nuclearem Genebra, e o laboratório de Gran Sasso, na Itália e teve como objetivo verificar se os neutrinos conseguiam percorrer uma distância de 730 quilómetros em menos tempo que a luz. E eles chegaram a uma conclusão que as particulas percorrem cerca de 300 mil quilómetros por segundo. E com isso eles concluiram que os neutrinos chegaram ao laboratório de Gran Sasso cerca de 60 nanosegundos mais rápido que a velocidade da luz.
  No entanto, os especialistas dissem que "a anomalia verificada no tempo de percurso dos neutrinos do CERN para Gran Sasso ainda precisa de mais escrutínio e medição independente, antes de poder ser refutada ou confirmada". 

FONTES DE PESQUISA: 


  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino_do_tau 
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino_do_m%C3%BAon
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino_do_el%C3%A9tron
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Neutrino
  • http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2138382

Nenhum comentário: