Animal da semana!!

                          O lobo-guará


Nome científico: Chrysocyon brachyurus
Onde vive: campos do Centro-Oeste do Brasil, Paraguai, leste da Bolívia e norte da Argentina
Quanto pesa: 30 kg
Filhotes: 2 a 5 por gestação

  O lobo-guará muito diferente do que pensamos ele não é um lobo, mas sim uma espécie distinta adaptada para o Cerrado.
  Ele é um animaltimido e evita ficar perto do ser humano, porém ele é comum se vistos em fazendas por causa de ser ataridos pelo cheiro da comida, principamente pelo arroz ou por causa da criação de aves como as galinhas.
  Possui mandíbulas fracas e se alimentam de vegetais, frutas silvestres e pequenos animais. Na sua dieta é indispensável o fruto da lobeiraque que serve como um vermífugo natural contra a parasitose renal provocada pelo nematóide na ausência deste fruto, o animal morre. É reconhecidamente um importante dispersor de sementes. 
  Entre as suas adaptações ao Cerrado estão as pernas longas que facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta; suas grandes orelhas e audição aguçada permitem ao animal localizar com facilidade pequenos animais sob a vegetação. 
  O lobo-guará é monogâmico e possui hábitos crepusculares e noturnos. Raramente um casal é visto junto fora da época de acasalamento. A reprodução se dá uma vez por ano, sendo que em cada cria nascem de 1 a 6 filhotes. 
  O Lobo Guará está entre os animais que sofrem sérios riscos de extinção dentro de nossa fauna. Segundo estatísticas feitas por cientistas, mais de 300 espécies animais já desapareceram da face da Terra e a extinção continua ameaçando cerca de 900 das existentes. Em nosso país, que possui uma das floras e faunas mais ricas do planeta, a situação não é diferente, mas, infelizmente, ainda não se sabe ao certo quantas qualidades não mais existem. 
  Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br, www.brazilnature.com e www.petfriends.com.br

21 de agosto de 2011  22:28

Aye-Aye 
Eu não acho ele feio
Nome científico: Daubentonia madagascariensis
Onde vive: Nas florestas tropicais em Madagáscar 
Quanto pesa: Aproximadamente 5 Kg
Filhotes: A sua gestação ocorre ente 170 e 172 dias

O Aye-Aye vive de 20 a 23 anos, pouco se sabe sobre os hábitos de reprodução desses animais, imagina-se que após aos três anos a fêmea atinge sua maturidade sexual e que depois terão uma cria a cada dois anos, até cerca dos quinze anos, altura em que não voltará a reproduzir-se. Ele pode ter uma altura aproximada de 45 cm e o seu rabo a pode passar de 50 cm, os Aye-Ayes vivem cerca de 20 anos, mas já chegaram a viver 23 anos em cativeiro.
Tome cuidado para não confundir 

o Aye-Aye com um Gremlin

22 de novembro de 2011  23:00

FONTE:
  • http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=220

Nenhum comentário: